Artrite virou doença de jovem
Dicas de saúde com Guiomar Campbell R. Ac.
Nos últimos anos tenho observado um aumento de casos de artrite e um numero grande de pessoas interessadas em outras formas de tratamentos já que os anti inflamatorios não estão dando resultados.
O que me surpreende e que esses pacientes, são na maioria jovens entre a faxa etaria de 15- 40 anos e relatam ter artrite a longo prazo ou seja já convivem com a doença por varios anos.
A artrite sempre foi considerada uma doença de terceira idade e só afetava pessoas com mais de 65 anos. De acordo com Arthritis in Canada, um relatorio nacional desenvolvido pelo ministerio de saude provincial e nacional e por pesquisadores universitarios, tres em cada cinco Canadenses com artrite são jovens e em uma década, mais de um milhão de canadenses deverão ter artrite ou condições relacionadas.
Há dois tipos comuns de artrite. A artrite reumatóide e a osteoartrite, são causadas pelo desgaste da cartilagem entre as articulações. Em alguns casos, o próprio corpo se ataca podendo levar a outras doenças.
Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. A artrite reumatóide na fase inicial provoca desconforto menores tais como dor, rigidez e inchaço nas articulações e, em casos prolongados, dano articular severo. A artrite reumatóide tende a causar sintomas ainda mais genericos tais como fadiga, febre e perda de peso.
A causa principal da inflamação?
Pessoas que consomem grande quantidade de trigo ou soja, bem como qualquer alimento contendo açúcar, ou qualquer outro alimento que se converte rapidamente em açúcar (álcool, a maioria dos grãos), podem ter inflamações seríssimas nas articulações do corpo.
Dicas de saúde
Uma boa noticia é que a pessoa que sofre desta condição não precisa passar o resto da vida no escritório do médico. Há muitos remédios naturais para ajudar com a dor da artrite e inflamação.
Um bom suplemento natural diariamente
A quantidade certa de suplemento de glucosamina e condroitina ajuda a lubrificar as articulações e tem propriedades anti- inflamatorias.
Exercicio também ajuda
Há exercícios específicos que podem ajudar a aliviar a dor da artrite como os exercícios cardiovasculares pois esses colocam menos pressão sobre os músculos e articulações.
Hidroginástica é uma ótima maneira de queimar gordura e calorias.
Acupuntura
A acupuntura, um tratamento baseado na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, ajuda a diminuir a dor da artrite atraves da eliminacao da endorfina, um quimico produzido pelo próprio corpo que bloqueia a dor. O seu acupunturista ira examina- lo para observar os sinais e sintomas, fazer o diagnostico Chines e escolher os pontos apropriados para a sua condição.
Gelo e calor traz bom alívio
Ambas as fontes de gelo e calor podem ajudar a tratar a dor da artrite. Gelo parece ser mais eficaz na redução da inflamação e reduzir o inchaço. O calor é melhor para relaxar os músculos e aumentando o fluxo de sangue para as articulações rígidas.
Os probióticos equilibram o corpo
As bactérias boas do colon tambem conhecidas como probióticos podem ajudar a combater doenças e manter o corpo em harmonia reduzindo o risco de desenvolver a artrite.
A artrite é uma condição dolorosa que afeta milhões de pessoas. Com a dieta adequada e mudanças simples de estilo de vida, uma pessoa pode reduzir o risco de desenvolver esta condição e viver uma vida saudável e livre de dor.
Guiomar Campbell é diretora da clinica Lotus Arts and Wellness em Toronto, acupunturista e professora de Shiatsu. Para mais informações contatar guiomarcampbell@gmail.com